Dupla acção Conjunta: 6 Janeiro 2007
No dia 6 de Janeiro de 2007, no Pavilhão de Feiras e Exposições, em Penafiel, realizou-se uma dupla acção conjunta do Gabinete Técnico com o Conselho Distrital de Juízes e Calculadores, com o apoio do Comité Distrital de PA.
Da parte da manhã:
Foram feitas várias demonstrações, com música das provas, agora obedecendo às regras impostas pelo novo regulamento (certificado de aptidão:(art.º 8.º do regulamento de PA).
Mais de três horas de analises, discussões e demonstrações dos exercícios não chegaram para ver tudo com a profundidade devida.
Alguns esquemas não estavam em conformidade com o novo regulamento, mas como era uma demonstração (sem o caracter sério e as consequências de um exame) serviu para alertar os treinadores dos cuidados a ter na elaboração dos esquemas.
No entanto, esta acção teve o mérito de abrir um novo ciclo. Espera-se, para futuro, que se crie uma dinâmica de colaboração entre todos que permita uma melhor preparação dos interessados pela modalidade.
No entanto, esta acção teve o mérito de abrir um novo ciclo. Espera-se, para futuro, que se crie uma dinâmica de colaboração entre todos que permita uma melhor preparação dos interessados pela modalidade.
Constatou-se que a complexidade e a falta de concretização de alguns pontos no guia do certificado impunham mais algum tempo de discussão e deliberação.
A valiosa apreciação das execuções pelos juízes permitiram aos presentes constatar das dificuldades na montagem dos esquema com os exercícios e as suas repetições dentro do tempo regulamentar (provas de iniciação e certificado).
Verificou-se também que na patinagem livre o nível de exigência aumentou em relação às figuras obrigatórias que estão completamente desajustadas com os demais exercícios.
A acção começou por volta das 10h00 e, sem qualquer pausa, acabou às 13:20.
No anfiteatro do Pavilhão de Feiras e Exposições com inicio às 14:15, tendo acabado por volta das 17:15.
Esta iniciativa foi aberta a todos os presentes (atletas, juízes, treinadores, dirigentes e pais).
Assim, todos sem excepção (cá estão os princípios da inclusão e motivação em aplicação) viram o que de melhor se faz no Mundo.
As imagens das provas do Mundial de Juniores, Murcia, foram acompanhadas pela analise do Juiz Internacional, Mário Lago, que descreveu de forma agradável o Mundial de Juniores do ponto de vista do juiz.
O Mário Lago, para além de outros aspectos muito pertinentes, assinalou alguns dos momentos altos do Mundial, que foram acompanhados com as imagens da exibição enérgica do Japonês que, no programa curto, entusiasmou o público presente, a ultima figura obrigatória da campeã do Mundo de Juniores (notas de noves) e as provas do Bruno e do Marco, para além de outras.
Assim, foram vistas as provas de Juniores: Figuras obrigatórias (Masculinos/ femininos), Curto (Masc./Fem ) e Longos (Masc.) Dança, Seniores (Masc.) Show e Precisão. Foi um dia em cheio e muito produtivo.
No entanto, ficou a sensação de que havia necessidade de mais tempo e de outras iniciativas do género.
Estas imagens do Mundial, porque muito valiosas, vão continuar a ser analisadas e abordadas num próxima iniciativa.
Será que, com tantas provas do novo regulamento vai haver oportunidade?
Esperemos que sim...